segunda-feira, 4 de março de 2013

Conforme combinado com os alunos segue abaixo o números dos tópicos dos trabalhos de física com as perguntas necessárias para auxiliar na criação do material para apresentação. Segue o número do tema, objetivo do tema e perguntas a serem trabalhadas.

3º ano


1

Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos.


Quais os fenômenos naturais ou sistemas tecnológicos que usam o conceito de Resistância Elétrica? Como era o mundo e a sociedade antes do estudo de Resistência Elétrica? Quais os avanços do mundo e da sociedade após o estudo da Resistência Elétrica? 



2

Compreender o funcionamento de diferentes geradores e motores elétricos para explicar a produção de energia elétrica. E utilizar esses elementos na discussão dos problemas associados desde a transmissão de energia até sua utilização residencial.



Quais seriam alguns exemplos de geradores e motores elétricos? Como era o mundo e a sociedade antes da invenção dos geradores e motores elétricos? Quais os avanços do mundo e da sociedade após a invenção dos geradores e motores elétricos?



3

Compreender eletricidade como uma forma de energia.



Quais os tipos de energias existentes além da eletricidade? Como era o mundo e a sociedade antes da descoberta da eletricidade? Quais os avanços do mundo e da sociedade após a descoberta da eletricidade?



4

Identificar fenômenos e grandezas elétricas, estabelecer relações, identificar regularidades, invariantes e transformações.



Quais são alguns fenômenos elétricos existentes? Quais são as grandezas elétricas no estudo de Resistência Elétrica? Quais são as relações, regularidades, invariantes ou transformações de grandezas elétricas?



5

Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano.



Quais seriam alguns exemplos de circuitos ou dispositívos elétricos? Como era o mundo e a sociedade antes do estudo de circuitos ou dispositivos elétricos? Quais os avanços do mundo e da sociedade após o estudo de circuitos ou dispositivos elétricos?



6
Compreender os conceitos de corrente, resistência e diferença de potencial elétrico.

Qual uma aplicação da corrente elétrica? Qual uma aplicação de resistência elétrica? Qual uma aplicação de diferença de potêncial?

7
Relacionar grandezas, quantificar, identificar parâmetros relevantes ao eletromagnetismo.

Como se iniciou o estudo do eletromagnetismo? Quais são as grandezas elétricas relevantes ao eletromagnetismo? Quais os avanços tecnológicos ocorridos graças a descoberta do eletromagnetísmo?


8
Relacionar informações para Compreender manuais de instalação elétrica ou utilização de aparelhos ou sistemas tecnológicos de uso comum.

Quais são alguns sistemas tecnológicos que necessitam de conhecimento de grandezas elétricas? Quais são as grandezas elétricas verificadas e manuais de intalações de aparelhos elétricos? Quais são as grandezas elétricas necessárias para utilização de aparelhos elétricos? 

9

Dimensionar o consumo de energia elétrica/residência, sobretudo seus aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais.

Quais os principais aparelhos que consomem energia elétrica nas reidências? Qual a relação entre os as aspectos sociais e o gasto de energia? Qual a importância de uma conscientização de consumo de energia e as questões ambientais.

Nenhum comentário: